O PROJETO
Como surgiu e por quê?
O projeto "Territórios invisíveis: Bela Vista" consiste em uma produção fotográfica e audiovisual, que nasceu a partir da Colaboradora ATHIS, que promoveu a capacitação de Arquitetxs Urbanistas em tecnologias sociais para ATHIS, bem como a sensibilização de estudantes, gestores públicos e população em geral, através de encontros semanais e da realização de oficinas e cursos com o objetivo de fortalecer a cooperação, a formação e manutenção da rede de ATHIS e a troca de saberes entre os agentes envolvidos.
O grupo teve a participação de sessenta profissionais, que trabalharam em duas áreas da Baixada Santista. Separados por subgrupos, muitos projetos surgiram, em diferentes escalas, formatos e vertentes.
Sabendo que a comunidade do Bela Vista sofre, entre outros problemas, com a invisibilidade social, este projeto surgiu como parte da Colaboradora, visando trazer a tona as potencialidades e fragilidades da comunidade, bem como as histórias de vida de quem lá reside.
Posteriormente, uma exposição fotográfica itinerante de imagens da Comunidade Bela Vista foi idealizada e contemplada no 11º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes de Santos.
A Comunidade Bela Vista, iniciada em 2016, sofre com a invisibilidade social e enfrenta, desde 2017, um processo judicial de reintegração de posse.
Fotografia: Mariana Cosmassi (@marianacosmassi)
Gestão Geral: Samara Nishino Bueno de Freitas
Administração: Ana Lucia Lemos
